Dados sobre refugiados no Brasil

Refúgio em Números

De acordo com dados divulgados na última edição do relatório “Refúgio em Números”, apenas em 2023, no Brasil, foram feitas 58.3628 solicitações da condição de refugiado, provenientes de 150 países. As principais nacionalidades solicitantes em 2022 foram venezuelanas (50,3%), cubanas (19,6%) e angolanas (6,7%).

Em 2023, o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) reconheceu 77.193 pessoas como refugiadas. Os homens corresponderam a 51,7% desse total e as mulheres, a 47,6%. Além disso, 44,3% das pessoas reconhecidas como refugiadas eram crianças, adolescentes e jovens com até 18 anos de idade.

Do total, 72% das solicitações apreciadas pelo Conare foram registradas nas Unidades da Federação (UFs) que compõem a região norte do Brasil. O estado de Roraima concentrou o maior volume de solicitações de refúgio apreciadas pelo CONARE em 2023 (51,5%), seguido por Amazonas (14,2%) e São Paulo (7,5%).

LEIA O RELATÓRIO

Painéis interativos de dados do ACNUR Brasil

Painel Brasil no Fórum Global sobre Refugiados

Apresenta o retrato populacional sobre pessoas refugiadas e outras em necessidade de proteção internacional no Brasil, e compartilha informações sobre os compromissos firmados pelo Governo brasileiro e demais atores nacionais no marco do Fórum Global sobre Refugiados.

 

Assistência financeira do ACNUR

Distribuição da assistência financeira de CBI (sigla em inglês para Cash Based Intervention, ou seja, transferências monetárias).

 

Estratégia de interiorização

A estratégia de interiorização, parte da Operação Acolhida, promove a realocação voluntária de pessoas venezuelanas de Roraima para outros estados brasileiros.

 

Informações sociais

A Plataforma Regional de Coordenação Interagencial R4V traz informações sobre Cadastro Único, Bolsa Família e BPC.

Solicitações de refúgio relacionadas à orientação sexual

Os dados refletem a situação em julho de 2018 e tratam de solicitações de refúgio cujo motivo do temor de perseguição refere-se a questões relacionadas à orientação sexual e/ou identidade de gênero (OSIG).

Decisões sobre refugiados no Brasil

Dados que refletem as decisões do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) referentes às solicitações de reconhecimento da condição de refugiado.

 

Abrigos em Roraima

O ACNUR fornece apoio ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome na gestão de abrigos temporários e emergenciais.

 

Populações indígenas

Informações sobre populações indígenas refugiadas e migrantes no Brasil, como dados de registro e perfil populacional.

 

Movimentos de saída

A Plataforma R4V realiza uma pesquisa contínua com pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela para analisar os movimentos de saída do Brasil.

Revalidação de diplomas (2016 a 2022)

O ACNUR iniciou uma parceria com a Associação Compassiva em 2016 para a revalidação de diplomas de Ensino Superior de pessoas refugiadas no Brasil.