Fortes chuvas inundam assentamentos de rohingyas em Bangladesh

Fortes chuvas inundam assentamentos de rohingyas em Bangladesh

16 Julho 2019
Refugiados rohingya enfrentaram três dias de chuva contínua que causaram inundações, deslizamentos de terra e danos. © ACNUR / David Azia

Estima-se que choveram 350mm em 72 horas desde segunda-feira, e chuvas mais fortes são esperadas ao longo da próxima semana, ainda há quatro meses para o início da temporada de monções. De acordo com relatórios preliminares, houve 26 deslizamentos de terra.

Refugiados que são voluntários treinados pelo ACNUR e parceiros trabalharam durante toda a noite de quarta debaixo de chuva para ajudar famílias que precisavam de ajuda urgente. Em alguns casos, foi preciso resgatar refugiados de abrigos destruídos por deslizamentos de terra. Nós deslocamos temporariamente 2.137 pessoas, seja porque seus abrigos sofreram danos substanciais ou por precaução.

Nossa equipe de resposta a emergências foi mobilizada para identificar as necessidades dos mais vulneráveis e priorizá-los para assistência. Como uma resposta imediata, suprimentos de emergência preposicionados estão sendo distribuídos para ajudar a reconstruir, reparar e fortalecer os abrigos danificados.

Em apoio à resposta humanitária liderada pelas autoridades de Bangladesh, o ACNUR e os parceiros, incluindo o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), fizeram da preparação para a estação das monções uma prioridade, incluindo a construção de estruturas de retenção nas encostas, a instalação de drenagem e a construção de estradas e pontes. Também foram construídos reservatórios para conter as chuvas de monção e estabilizar o abastecimento de água.

Permanecemos em alerta máximo, prontos para implantar equipes adicionais de Resposta a Emergências para apoiar nossa rede de refugiados voluntários e parceiros, conforme necessário.

Até o momento, o Plano de Resposta Conjunta de 2019 para a crise humanitária de rohingyas em Bangladesh recebeu apenas um terço (301 milhões) dos 920 milhões de dólares necessários.

O preparo e a resposta às monções continuam a ser uma das principais prioridades do ACNUR e dos parceiros, em apoio à resposta humanitária geral liderada pelas autoridades de Bangladesh. Esforços para diminuir os riscos relacionados à monção foram implementados desde os últimos meses, com as seguintes conquistas até agora:

• 29,9 km de drenagem e 15,2 km de estruturas de contenção em encostas construídas;
  • 3,5 km de estrada e 19,2 km de caminhos estabelecidos;
  • 10,9 km de degraus estabelecidos;
  • 108 pontes construídas;
  • Cerca de 90 mil kits pré-monção distribuídos às famílias de refugiados;
  • 100 mil kits pós-desastre prontos para distribuição aos refugiados diretamente afetados por deslizamentos de terra e inundações;
  • Mais de 1.200 refugiados treinados como atendentes de emergência (membros da comunidade ou voluntários da unidade de segurança);
  • Mais de 80 mil refugiados alcançados com uma sessão de conscientização liderada pela comunidade sobre preparação para emergências.

Seja um doador do ACNUR e ajude a proteger famílias refugiadas rohingya!