Interliga de vôlei reúne atletas em campeonato para comemorar o Dia Mundial do Refugiado em Boa Vista

18 Julho 2024
Foto: ACNUR/Manoela Bonaldo
Boa Vista, 18 de julho de 2024 (ACNUR) — Se o esporte é uma atividade capaz de conectar as pessoas, criar a Interliga#ComOsRefugiados foi a combinação perfeita para comemorar o Dia Mundial do Refugiado em Boa Vista. Após consulta com a comunidade refugiada, que em sua maioria optou pelo vôlei, o ACNUR organizou um campeonato, o qual contou com participação de cinco abrigos da Operação Acolhida e três comunidades lideradas por pessoas refugiadas que vivem no município. Realizada na Praça Treze de Setembro, a Interliga reuniu em média 200 pessoas por dia dentre atletas, torcida e parceiros do ACNUR.

Para animar e celebrar o evento com os participantes, a ex-jogadora de Vôlei e bi-campeã olímpica, Sheilla Castro, gravou um vídeo parabenizando a comunidade de Boa Vista pelo engajamento no esporte. “Imagino que a vida tem sido muito difícil, mas também soube do amor que vocês tem pelo vôlei, que é a minha modalidade, que me fez ser bi-campeã olímpica e pautou toda a minha trajetória. Fiquei muito feliz em saber que de alguma maneira o esporte também impacta positivamente a vida de vocês”, disse Sheilla Castro aos participantes.

No primeiro dia do campeonato, composto por times mistos, as oito equipes disputaram entre si uma vaga para a semifinal, e quatro seguiram adiante: Jardim Floresta, Pricumã, Rondon 5 e Tuaranoko.

Já no segundo dia, a disputa continuou acirrada e os dois times dos abrigos indígenas — Jardim Floresta e Tuaranoko — venceram os jogos e seguiram para a grande final.

A realização do evento contou com o envolvimento e apoio da Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil), Fraternidade sem Fronteiras (FSF), Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), Força Tarefa Logística Humanitária (FTLogHum), Governo do Estado de Roraima e Prefeitura Municipal de Boa Vista e a ONG Klabu. Foto: ACNUR/Manoela Bonaldo

Depois de um jogo emocionante, disputado ponto a ponto, a equipe vencedora da Interliga #ComOsRefugiados em 2024 foi a do abrigo Tuaranoko.“O jogo não foi fácil, porque o Jardim Floresta tinha um time muito bom. Mas nós também tínhamos. A gente se preparou, estávamos praticando todo dia para coordenar certo o time. Nossa meta era jogar e colocar o abrigo Waraotuma a Tuaranoko no primeiro lugar e conseguimos”, disse o atleta campeão da Interliga, Yunio Jesus.

Mesmo com forte chuva, a torcida também marcou presença para apoiar as suas equipes, garantindo que a festa fosse ainda mais animada. Durante os intervalos também foram realizadas performances artísticas de canto e dança, e o campeonato também teve a presença dos animadores Hermes e Reinaldo, que embalaram os jogos com a narração em tempo real.

“A população refugiada de Roraima é apaixonada por esporte, e essa atividade faz parte da estratégia de proteção do ACNUR, pois sabemos que a prática desportiva desperta valores positivos e incentiva autonomia, confiança, fortalecendo laços sociais. Por isso, ficamos muito contentes em celebrar o Dia Mundial do Refugiado envolvendo a população que atendemos, e também os nossos parceiros e instituições locais, que tanto colaboram para a proteção das pessoas refugiadas ser mais efetiva”, a chefe de escritório do ACNUR em Boa Vista, Sara Angheleddu.