Pessoas refugiadas concluem curso de português na UFABC

Pessoas refugiadas concluem curso de português na UFABC

27 Novembro 2019
Evento de formação contou com a presença dos estudantes e de seus familiares no recebimento do certificado de conclusão do curso de português. Foto: Divulgação
São Paulo, 27 de novembro de 2019 (ACNUR) – Em cerimônia realizada no último dia 9, em São Bernardo do Campo, a Universidade Federal do ABC (UFABC) promoveu a entrega solene de certificados aos estudantes refugiados aprovados na segunda edição do curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Já em sua segunda edição, o projeto teve 135 crianças e 118 adultos matriculados, além da participação de 55 voluntários de diversas áreas de atuação e formação.

Segundo o professor José Blanes Sala, supervisor do projeto e vice-coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), o acompanhamento dos voluntário às crianças facilitou a formação dos 92 adultos adultos, um contingente de baixa evasão pela duração do curso.

Para Gisele Netto, Assistente Sênior de Campo do ACNUR, trata-se de uma iniciativa fundamental para  a integração das pessoas refugiadas na sociedade brasileira.

“Um curso de referência de PLAc, ofertado por uma universidade desse porte, é um exemplo que beneficia não somente aos que se formam, mas também suas famílias e a comunidade da região do ABC, que é um polo industrial importante no estado de São Paulo”.

A entrega dos certificados também contou com a presença das coordenadoras gerais do curso, Camila Nascimento, Júlia Serra e Giovanna Miron, do pró-reitor de Cultura e Extensão da UFABC, Leonardo José Steil, e de professores da UFABC, assim como de pessoas da comunidade externa, que colaboram ativamente para o curso.

Para o Professor Blane, a cerimônia representa um momento importante para a consolidação dos resultados do projeto.

“Dezenas de pessoas da comunidade externa se envolveram diretamente com o projeto, seja no apoio à causa, seja com a doação de recursos materiais, incluindo o lanche para as crianças. Contamos com grande mobilização e articulação de diversos atores para que o projeto atingisse o momento que vive hoje, de sucesso”.

O ACNUR parabeniza aos formandos e reconhece como boa prática todos os esforços da UFABC, de su corpo técnico acadêmico e voluntários que realizam uma efetiva transformação na vida das pessoas refugiadas que frequentam o curso para melhor se integrar à sociedade brasileira.

Sobre a CSVM

Promover a educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada a população em condição de refúgio é um dos objetivos da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Desde 2003, o ACNUR implementa a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) em cooperação com centros universitários nacionais e com o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE).