Voluntários gregos são agraciados com o Prêmio Nansen do ACNUR

Voluntários gregos são agraciados com o Prêmio Nansen do ACNUR

Voluntários gregos são agraciados com o Prêmio Nansen do ACNUROs vencedores conjuntos da equipe de resgate Hellenic Rescue Team e Efi Latsoudi, da comunidade PIKPA, em Lesbos, receberam a honraria humanitária em cerimônia realizada em Genebra.
3 Outubro 2016

GENEBRA, 04 de outubro de 2016 (ACNUR) – Na noite do dia 03 de outubro, os voluntários gregos Efi Latsoudi e Konstantinos Mitragas, em nome da equipe de resgate Hellenic Rescue Team (HRT), foram prestigiados pelo ACNUR e receberam o Prêmio Nansen por seu trabalho heroico junto aos refugiados.

Os dois vencedores do prêmio humanitário concedido pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) ajudaram milhares de refugiados que chegaram às ilhas gregas durante a crise de refugiados e migrantes de 2015.

O prêmio reconhece o trabalho realizado por Latsoudi, pela equipe do HRT, assim como o esforço de todos os voluntários na Grécia e Europa em 2015, quando o continente enfrentava a maior crise de refugiados das últimas décadas, com a chegada de mais de um milhão de pessoas durante o ano. Mais de 850.000 pessoas chegaram à Grécia pelo mar, sendo que mais de 500.000 chegaram em Lesbos.

“A solidariedade nos permitiu alcançar tudo isso, precisamos proteger o que conquistamos”.

“Esse prêmio é o reconhecimento pela decisão consciente de não negar ajuda às pessoas em situação de vulnerabilidade que chegaram a Lesbos, e àquelas que não conseguiram”, disse Latsoudi depois de receber a medalha Nansen do Alto Comissário das Nações Unidas, Filippo Grandi, em uma cerimônia no centro de Genebra. “A solidariedade nos permitiu alcançar tudo isso, precisamos proteger o que conquistamos”, disse Grandi.

Latsoudi é uma das fundadoras da comunidade PIKPA, em Lesbos. O que no início era um acampamento de verão para crianças, em 2012, com a ajuda de autoridades locais, foi transformado em um local seguro para refugiados vulneráveis. Durante a crise de 2015, PIKPA abrigava cerca de 600 refugiados por dia apesar de sua capacidade de apenas 150 leitos. Nos últimos quatro anos, a comunidade de PIKPA já ajudou cerca de 30.000 refugiados.