Voluntários húngaros oferecerem boas-vindas aos refugiados

Voluntários húngaros oferecerem boas-vindas aos refugiados

Voluntários húngaros oferecerem boas-vindas aos refugiadosRefeições, conselhos, abrigo – e sorrisos – são oferecidos aos que temem a falta de acolhimento
25 Outubro 2016

BUDAPESTE, Hungria, 25 de outubro de 2016 - As cozinhas da faculdade John Wesley Theological ressoam com o barulho das panelas e com o preparo dos vegetais. Voluntários húngaros estão fazendo refeições não apenas para os alunos. Desabrigados de Budapeste e os refugiados que quisessem ocupar um lugar à mesa também foram convidados.

“Hoje teremos feijão e macarrão”, disse Andras Rakos, um pós-graduando da faculdade, que treina ministros metodistas e assistentes sociais como ele. “Nós tentamos ter um menu e variá-lo, mas se alguém doa uma enorme quantidade de batatas, simplesmente temos que usá-las”.

Os húngaros estão ajudando os refugiados em muitas esferas de suas vidas. O governo apoiou o “não” em um referendo no início de outubro para aprovar ou não o estabelecimento de cotas para o recebimento de refugiados na União Europeia. O governo convenceu a maioria dos que votaram, mas a participação foi inferior aos 50% necessários para que a votação fosse considerada válida.