Período de monções ameaça refugiados Rohingya em Bangladesh

Período de monções ameaça refugiados Rohingya em Bangladesh

28 May 2021
Refugiados Rohingya que viviam em abrigos sob risco de deslizamentos de terra esperam ser transferidos do Campo 5 para o local de extensão recém-construído no Campo 4 no campo de Kutupalong. © ACNUR/Adam Dean

Imagine ter que fugir de sua casa devido à violência extrema. Pegar seus filhos e correr para sobreviver. Andar por dias ou semanas até encontrar segurança. Se esconder enquanto acalma e protege sua família. Sentir um medo constante de ser encontrado enquanto escuta barulhos de tiros. Ver seus vizinhos morrerem.

Imagine o alívio que você sente quando finalmente encontra um lugar seguro. Você recebe itens essenciais e uma refeição quente. Você começa a se acomodar – afinal, agora tem um lugar para dormir. É claro, não é a mesma coisa que costumava ser a sua casa. Nada se compara ao lugar que você abandonou. Mas, pelo menos, agora você não precisa se preocupar com a segurança de seus filhos.

Porém, todos os anos os refugiados Rohingya nos campos de Bangladesh e as comunidades locais enfrentam o mesmo risco: as condições climáticas extremas que marcam o começo das chuvas de monções.

Refugiados Rohingya em Bangladesh estão salvos da violência que os forçaram a deixar seu país. Mas, no maior campo de refugiados do mundo, eles estão suscetíveis a outros desafios – sobretudo esse ano, uma vez que a pandemia de Covid-19 dificultou ainda mais suas vidas.

Essa é a história de vários refugiados Rohingya em Bangladesh. Nos últimos meses, outros eventos devastadores atingiram a região. Um incêndio massivo em março tornou-os ainda mais vulneráveis do que antes.

Agora, eles enfrentam as ameaças dos eventos climáticos intensos com o começo do período de chuvas de monções e de ciclones. Os campos populosos em Cox’s Bazar abrigam mais de 880 mil refugiados Rohingya – sendo que destes mais da metade são crianças. O super povoamento é um problema sério e aumenta os riscos de deslizes, surtos de doenças e tensões dentro da comunidade.

Todos os anos, de março a outubro, as chuvas de monções provocam tempestades e ventos fortes. Durante esse período, chove 80% do esperado para o ano inteiro. Esse fenômeno normalmente causa enchentes e desabamentos. Abrigos e instalações de saneamento básico normalmente são destruídos, tornando a população suscetível a doenças.

O ACNUR e seus parceiros estão ajudando os refugiados a se prepararem para o período de chuva de monções, ao passo que também respondem a múltiplas necessidades urgentes. As respostas do Governo de Bangladesh, ACNUR e de seus parceiros são cruciais para salvar vidas. Elas incluem:

• Reforçar abrigos contra ventos fortes;
  • Pré-posicionar itens básicos em lugares estratégicos dentro dos campos de refugiados;
  • Realocar refugiados morando em áreas de risco para áreas seguras;
  • Construir e fortificar infraestruturas, incluindo melhorias e a construção de sistemas de drenagem, pontes e estradas;
  • Projetos de estabilização de construções para reduzir o risco de deslizamentos de terra;
  • Treinamento em segurança hídrica e resposta de emergência para refugiados e voluntários locais de Bangladesh;
  • Conscientização da comunidade sobre medidas a serem tomadas em caso de clima extremo.

O papel desempenhado pelos próprios refugiados, que muitas vezes são os primeiros a responder no terreno, é fundamental. Treinados pelo ACNUR e parceiros, os voluntários Rohingya estão na vanguarda dos esforços para proteger os residentes dos campos durante o período das monções.

• Durante as monções, voluntários da unidade de segurança treinados servirão como primeiros respondentes em qualquer emergência. Eles são treinados em primeiros socorros, aconselhamento, evacuação temporária e relato de incidentes;
  • Grupos comunitários fornecem assistência prática às famílias afetadas, como retirar lama de casas e consertar abrigos danificados;
  • Além disso, o papel dos refugiados voluntários em aumentar a conscientização e compartilhar informações sobre como as famílias podem se proteger melhor é essencial.

Nós também continuamos trabalhando em estreita colaboração com o governo, autoridades locais e outros parceiros para manter os esforços da resposta à Covid-19, que inclui refugiados.

Em março de 2021, um incêndio nos campos de Kutupalong e Bulukhali deixaram cerca de 50.000 refugiados Rohingya sem abrigo. O fogo destruiu cerca de 1.600 instalações de serviços essenciais como hospitais, centros de distribuição e de aprendizagem. O ACNUR e seus parceiros responderam imediatamente, apoiando a ação liderada pelo governo e trabalhando estreitamente com refugiados voluntários. Foram distribuídos itens de emergência, água potável, serviços sanitários, abrigos de emergência, serviços médicos, apoio psicossocial e reemissão de documentos destruídos pelo fogo.

Primeiro, a discriminação e a violência extrema. Em seguida, uma pandemia global. Agora, um incêndio devastador e o início do período de monções. A situação de inúmeros refugiados Rohingya está muito mais difícil do que antes.

Com esses novos desafios em uma situação que já é difícil, a crise dos Rohingya se torna cada vez mais complexa – e a situação daqueles que moram nos campos mais desesperadora. É por isso que, mais do que nunca, eles precisam de ajuda.

A operação do ACNUR em Bangladesh arrecadou apenas 21% do valor necessário para salvar vidas. Sua ajuda é urgente. Por favor, doe agora.

DOAR AGORA