Incêndio em Bangladesh deixa quase 7.000 refugiados desabrigados

Incêndio em Bangladesh deixa quase 7.000 refugiados desabrigados

10 Janeiro 2024
Refugiado voluntário, ajuda a apagar incêndio em campo de refugiados em Bangladesh.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e parceiros humanitários lutam para minimizar o impacto do grave incêndio que devastou parte do maior campo de refugiados no mundo, localizado em Cox’s Bazar, em Bangladesh, cidade que conta com outros 32 campos de refugiados. Quase 7.000 pessoas ficaram desabrigadas, o que é ainda mais grave durante o inverno no país.

O fogo começou por volta da 1h da manhã de 7 de janeiro e foi controlado às 4h do mesmo dia. Quase 800 abrigos dentro do campo de refugiados podem ter sido destruídos nesse grande incêndio. Outros 93 abrigos foram parcialmente danificados. Também foram destruídas ou danificadas pelo fogo 120 instalações, incluindo centros de aprendizagem e saúde, mesquitas, latrinas ou banheiros, pontos de água e iluminação pública. Até o momento, não houve registro de vítimas em decorrência do incêndio.

O campo de refugiados atingido pelo fogo reúne refugiados Rohingya. São aqueles que foram forçados a escapar da violência em Mianmar a um ritmo impressionante desde 2017. No auge da crise, milhares de pessoas cruzavam diariamente a fronteira para Bangladesh. A maioria caminhou durante dias por selvas e montanhas ou se arriscou em viagens marítimas perigosas no Golfo de Bengala. Essas pessoas chegam exaustas, famintas, doentes e precisam de proteção internacional e assistência humanitária.

AJUDE OS REFUGIADOS DESABRIGADOS!

Abrigo de refugiados Rohingya pega fogo em campo de refugiados em Bangladesh. © Sayed Karim, refugiado voluntário

Após o incêndio, as autoridades de Bangladesh e o ACNUR, em coordenação com a OIM (Organização Internacional para as Migrações) e outros parceiros da ONU e de ONGs, bem como voluntários refugiados, estão apoiando os refugiados Rohingya que perderam seus abrigos e pertences. A causa do incêndio ainda é desconhecida, mas as autoridades governamentais garantiram que investigarão o caso.

Ajuda e colaboração

Voluntários refugiados foram os primeiros a atuar para apagar o fogo, ao lado de voluntários treinados para combater incêndios apoiados por autoridades de Bangladesh, ACNUR, OIM e bombeiros locais de Ukhiya, comunidade anfitriã vizinha.

Refugiados voluntários treinados por ACNUR e parceiros foram fundamentais para combater o incêndio. © Sayed Karim, refugiado voluntário

Unidades móveis especializadas no combate a incêndios e bombas de água fornecidas pelo ACNUR foram rapidamente enviadas de outros campos de refugiados. Também foi usada para apagar o fogo água proveniente de lagos e córregos, bem como de uma rede de parceiros que busca garantir acesso à água, ao saneamento básico e à higiene. Corredores de incêndio, criados com a remoção de estruturas, garantiram que as chamas não se espalhassem mais para dentro do campo.

Os refugiados afetados pelo incêndio estão se abrigando temporariamente nos centros comunitários do campo, além de abrigos comunitários temporários, e recebem assistência alimentar emergencial, incluindo biscoitos fortificados e refeições quentes.

Causa do incêndio, que não deixou vítimas, ainda é desconhecida. © Sayed Karim, refugiado voluntário

Autoridades de Bangladesh e agências humanitárias estão no local para ajudar as pessoas afetadas pelo incêndio com suporte de emergência, primeiros socorros médicos e psicológicos, conectando os refugiados a outros serviços conforme necessário.

CLIQUE AQUI E DOE AGORA!